Profissões do áudio: Microfonista – Som Direto

Por uma questão leiga, é comum a falsa crença de que a imagem é a parte mais importante de um produto audiovisual. Basta assistir um vídeo com o áudio mal feito, porém, para perceber que nada revela mais o amadorismo de uma produção do que erros no som, seja na questão da inteligibilidade do que é dito, ou mesmo de estética e balanço geral.

Atuando diretamente como responsável pela captação de áudio em uma produção audiovisual, o Microfonista é profissional do áudio responsável por garantir que o processo de captura do som está sendo executado de forma clara e em acordo com os demais trabalhos da produção.  “O trabalho do microfonista é fazer com que as vozes dos atores sejam captadas o melhor possível, sem que o microfone “entre em quadro” (que é quando ele aparece na imagem)”, explica Rafael Alves Ribeiro que atua no áudio de produções audiovisuais há mais de 8 anos.

Grande parte do trabalho do Microfonista está na operação dos microfones tipo “boom”, equipamentos com capsulas direcionais e de longo alcance, sustentados por varas para que possam pairar sobre a cena. Para isso é preciso que o profissional conheça muito bem como se comporta cada tipo de microfone para que ele esteja sempre “em eixo”, garantindo uma captação uniforme de toda a cena. “É preciso ouvir os microfones, saber como se comportam para fazer as escolhas certas na captação”, explica Rafael.

Outro detalhe que o profissional destaca são os conhecimentos para além do áudio. Segundo ele, um Microfonista precisa conhecer muito bem o SET de Filmagem onde ocorrerá a gravação, além da movimentação dos atores em cena, afinal, em cenas rápidas é preciso conhecer o eixo do microfone para girá-lo e evitar que vento pegue na capsula, por exemplo. “É muito importante participar dos ensaios para saber o que vai acontecer e como estar preparado para se posicionar de maneira correta em cada uma das situações”, conta.

Já em termos de conhecimentos técnicos, além de dominar os conceitos de áudio para garantir uma captação sem cancelamentos ou acoplamentos, vale conhecer um pouco de como funcionam os equipamentos de filmagem. “Conhecer sobre as lentes é bom, pois assim você tem uma ideia de quão fechado ou aberto será o enquadramento de uma cena, que é o que vai limitar seus movimentos”, conclui.

Gostou da ideia? Quer saber mais? No IAV você aprende todos os conceitos e práticas do áudio para permitir que você atue como Microfonista ou qualquer outra carreira do áudio ligada ao audiovisual. Confira as opções de cursos oferecidos e mãos à obra!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s